Cine Nós do Morro exibe filme de Glauber Rocha

barravento

Dando continuidade ao ciclo ´O Negro no Cinema´, o Cine Nós do Morro exibe gratuitamente, nesta quinta-feira, 28 de março, às 19h30, no Salão Rosa do Casarão do grupo (Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal), o filme ´Barravento´, de Glauber Rocha, com debate de Gustavo Melo. Rodado em 1961, na Bahia, ´Barravento´ se passa em uma aldeia de pescadores de Xaréu, cujos antepassados vieram da África como escravos. Firmino (Antonio Pitanga), é um antigo morador do local, que retorna e põe em jogo as antigas crenças e cultos místicos ligados ao Candomblé praticados pelo povoado.

 

“Um filme que mostra o fatalismo místico, a agitação política e as relações entre poesia e lirismo”, segundo o próprio diretor. Glauber Rocha foi um cineasta brasileiro nascido em Vitória da Conquista (Bahia). Fez parte do movimento Cinema Novo, no início dos anos 60, onde o princípio era "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". ´Barravento´ foi seu primeiro longa-metragem. Ainda viriam ´Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), ´Terra em Transe´ (1967), ´O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro´ (1969), entre outros.

 

O ciclo ´O Negro no Cinema´ permanece na programação do Cine Nós do Morro até o dia 25 de abril. Já estão confirmadas as sessões de ´Febre da Selva´, de Spike Lee, dia 04 de abril, e ´Bróder´, de Jefferson De, dia 18 de abril. O evento é aberto ao público e também faz parte da grade de aulas de cinema do grupo Nós do Morro, patrocinado pela Petrobras desde 2001.

 

SERVIÇO:

Cine Nós do Morro – exibição de ´Barravento´, de Glauber Rocha

 

Sinopse: Numa aldeia de pescadores de Xaréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao Candomblé. A chegada de Firmino, antigo morador que mudou-se para Salvador em fuga da pobreza, altera o panorama pacato do local.

 

Quinta-feira, dia 28 de março, às 19h30, no Casarão do Nós do Morro

 

Endereço: Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal.

 

Duração: 78 minutos

 

Classificação: 12 anos

 

Capacidade: 60 pessoas

 

Entrada Gratuita

Related Posts