NdM completa primeira fase do Processo Seletivo 2013

sugestao-imagem-de-capa3-marcello-melo

O grupo Nós do Morro recebeu, entre os dias quatro e seis de janeiro, crianças, adolescentes e adultos de todo o Brasil e até do Exterior para os testes seletivos das novas turmas. Ao todo, foram 1.165 inscritos. “Eu acho importante, de tempos em tempos, acontecer esse momento de abertura para as pessoas de fora da comunidade, pois possibilita a troca de informações e referências”, conta Regina Mello, Coordenadora de cursos do Grupo Nós do Morro. O resultado do processo seletivo acontece dia 22 de fevereiro, neste site, e visa contemplar 304 alunos, incluindo os que renovaram suas matrículas para 2013.

 

“Fico feliz de ver tamanha procura pelo trabalho desenvolvido aqui no grupo, mas também preocupado por não poder aceitar todos os candidatos. Fiquei emocionado com cada participante e isto renovou minhas esperanças para trabalhar no crescimento deste projeto”, argumenta Guti Fraga, Diretor Artístico do Grupo Nós do Morro e idealizador da instituição. Junto com Guti, participaram da organização do processo seletivo cerca de 20 alunos do Nós do Morro, que afirmam que para estar no grupo tem que vestir a camisa. É o caso de Ramon Francisco, 18 anos, que chegou todos os dias às 9h no Casarão e só saiu às 20h, depois da apresentação do último candidato.

 

famlia-d-r-mi

Todos os estilos e idades passaram pelo Casarão nestes dias. Dos seis aos 72 anos, o lugar estava repleto de energia e gente querendo uma oportunidade. Da Tijuca, Silvia Rabello de Andrade, 44 anos, fez o teste acompanhada dos filhos Odara Rabello de Andrade, 12 anos, e Vinicius Rabello de Andrade, 15 anos, que também participaram da seleção. Se os três passarem, prometem ir juntos para as aulas. “Somos conhecidos no bairro como a família Dó-Ré-Mi porque fazemos tudo junto e todo mundo trabalha com arte lá em casa”, diverte-se Silvia, enquanto o filho se prepara para a banca.

 

aline-brown-e-karinne-rodrigues danarinas

Aline Brown, 31 anos, também fez o teste junto com a filha, Karinne Rodrigues, 10 anos. As duas são dançarinas que amam teatro. Aline já foi até cover da cantora americana Beyoncé no clipe ´Put it in a love song´, gravado no Brasil. Já a filha, acompanha os passos da mãe e desfilou neste carnaval como 1ª Princesa da Vila Isabel. No meio de tantas crianças, estava Raíra Lima, 12 anos, que foi fazer teste por incentivo da prima e do tio, que adivinha quem é? O músico Tony Garrido. Sua mãe é irmã do cantor e apoia a filha no caminho da arte.

 

rara-lima---sobrinha-tony-garrido

 

Avaliação

sugesto-imagem-de-capa1--marcello-melo

A seleção dos novos alunos do grupo Nós do Morro será feita em dois momentos. No primeiro, os candidatos fazem uma entrevista individual e apresentam uma improvisação teatral em grupo para a banca julgadora, formada por Guti Fraga, Regina Mello, Zezzé Silva, Paulo Côrrea e Castro, Renan Monteiro, Cida Costa, Luís Henrique Delfino e Marcello Melo.

 

banca usar-no-interttulo-avaliao

“Neste momento, avaliamos a capacidade do candidato de trabalhar em grupo, comunicar uma ideia, como ele utiliza sua voz, corpo e argumento para colocar-se em cena e passar a mensagem”, explica Regina. Também é levada em questão a necessidade social da pessoa de experimentar o universo da arte, mesmo que ela não tenha tanta potência artística quanto outras. A segunda e última etapa é um sorteio entre todos os que passaram por estes critérios de avaliação.

 

Para preparar os candidatos para o momento da banca, os multiplicadores do grupo Nós do Morro (alunos que dão aulas de teatro ou estão sendo treinados para darem aulas de teatro), fazem um aquecimento corporal e dinâmica em grupo com os candidatos. Sérgio Henrique, 34 anos, conhecido como Gargamel, faz esta preparação para os testes há cinco anos. “Estou desde o início e me emociono, pois me vejo no lugar deles quando cheguei aqui pela primeira vez”, conta. Gargamel dá aulas de Capoeira no Nós do Morro e desenvolve o trabalho de pesquisa em capoeira e danças folclóricas ´Afro em Nós´.

 

Crédito das fotos: Marcello Melo / Mariana Pires.

Related Posts