Projetos de Multiplicação

O Nós do Morro se expande cada vez mais e, hoje, atua em diversas cidades com projetos de multiplicação da nossa metodologia e filosofia de vida. A multiplicação começou com o SESC, através do projeto Tempo Livre, em 2004. Em 2005 o projeto ganhou o nome "Da Idéia ao Espetáculo" e todos os grupos apresentaram o resultado do trabalho das oficinas com montagens de espetáculos em espaços cênicos nas cidades de Saquarema, Japeri, Miracema e Cachoeiras de Macacu.

 

Em 2006, o projeto se consolidou, em Saquarema, foi criado o Grupo Casa do Nós, em Japeri, surgiu o Grupo Código de Artes Cênicas, e o núcleo de Itaocara, fundou o "Nóis da Roça". Todos estes Grupos funcionam de forma autônoma, em espaços próprios, com cursos de formação e oficinas abertas para o público em geral.

 

Outro destaque para multiplicação da filosofia e metodologia do Nós do Morro fica em Nova Iguaçu - Oficinas Culturais do Nós do Morro em Nova Iguaçu, onde, através do Patrocínio da Petrobras e com a co-realização da Prefeitura da cidade, foram instaladas dez lonas em escolas da rede municipal, que atenderam, em 2006, 1440 crian;cas e jovens. Ali foram oferecidas oficinas de iniciação às Artes Cênicas. Em Nova Iguaçu, além da formação artística e técnica, priorizamos também a formação humana e cidadã, através da pesquisa da memória histórico-cultural dos bairros onde as lonas estavam instaladas. Um equipe de 52 artistas, de Nova Iguaçu, capacitados pela equipe do Nós do Morro, atuaram como multiplicadores nas oficinas.