BIROSKA

Biroska

 

Foto de cena: Acervo Nós do Morro

 

Antes mesmo de o conceito de investimento social privado se aproximar do empresariado nacional, as dez biroscas do Morro do Vidigal, em 1989, ampliam sua área de atuação, apostando na dramaturgia carioca. Com o apoio de comerciantes locais, estreia “Biroska”, mais uma produção do Grupo Nós do Morro.

 

Ao abordar situações do cotidiano da comunidade de forma similar a “Encontros”, “Biroska” segue a criação pautada na experimentação coletiva, estratégia que marcaria a obra do Grupo. O cenário é uma típica birosca que, do cume do morro, revela situações corriqueiras das noites do Vidigal. O espetáculo mostra ícones da comunidade: a radiante Vilma Caroço, sempre pronta a botar o bloco na rua. Lu, dona da birosca, e um casal de nordestinos. E a catadora de papel Margarida, representando o desamparo em que foi deixado o povo brasileiro.

 

No espetáculo de único ato, 21 atores compõem a cena, com idades entre 7 e 79 anos. Diante de uma autêntica birosca, a peça incorpora o episódio vivido por Neguinho, um morador do morro que crê ter ganhado no bicho e, impulsivo, paga cerveja para toda a comunidade. Um engano. Resolvido, é claro, pelo impagável jeitinho carioca, regado a inúmeras doses de improviso.

 

Com Biroska, a semente lançada em 1986 no palco do Centro Comunitário Padre Leeb, começa a dar frutos. Em sua quarta montagem, o Grupo conta com um elenco composto por 70% de novatos, amplia seu espaço físico e conquista a credibilidade dos moradores. É um caminho sem volta. Identificada de vez com o Grupo, a comunidade abraça uma rotina artística.

 

Com uma linguagem informal e regida por personagens folclóricos do Vidigal, o espetáculo é costurado por cenas soltas, transcorridas sobre o chão de terra e ripas de madeira e zinco. A cada apresentação, 110 espectadores se instalam nos oitenta assentos do teatro. O que se vê é euforia, cumplicidade e muita gargalhada. O ingresso é cobrado com base no preço de uma garrafa de cerveja.

 

 

Continue acompanhando a história do Grupo Nós do Morro que completa 30 anos em 2016.

 

 

Biroska Matéria de Jornal

 

 Matéria de Jornal de 1990

 

#NósdoMorroAno30#20anosdeCineNósdoMorro#NósdoMorrosustentável

 

https://www.youtube.com/user/cinenosdomorro

https://www.facebook.com/grupo.nosdomorro/?fref=ts

https://www.facebook.com/integrantes.nosmorro?fref=ts

https://www.facebook.com/CAMPINHO-SHOW-607693089282390/