O nascimento do Núcleo Audiovisual Nós do Morro

 

 

Matéria Jornal em baixa

 

Foto Acervo Nós do Morro: Matéria do Jornal do Brasil em 21 de outubro de 1997. Na foto: Primeira turma de cinema com Rosane Svartman (de vermelho).

 

 

Tudo começou em 1994 com a parceria de Rosane Svartman e Vinicius Reis com o Grupo, quando Vinicius assumira a direção e Rosane o roteiro do curta-metragem “Testemunho Nós do Morro”, que conta a história de 10 anos do Grupo com ênfase na construção do Teatro do Vidigal e nova peça que estava sendo ensaiada. Durante as gravações, que culminam com a estreia de “Machadiando - Três Histórias de Machado de Assis”, a dupla percebe o interesse dos jovens pela técnica que está por trás das lentes.

 

 

Com o final das filmagens do documentário, Rosane e Vinicius propõem a criação de uma turma de estudos cinematográficos.  O trabalho se desenvolve em duas frentes: aulas teóricas de história do cinema, direção e roteiro na própria sede, que nesse momento era o Teatro do Vidigal, ainda em construção. E aulas práticas no Centro Técnico Audiovisual (CTAv, da Funarte), onde ficava a antiga Embrafilme, e nas salas de cinema do Grupo Estação.

 

 

 

No ano de 1996 o documentário "Testemunho Nós do Morro" é lançado e nasce o “Núcleo Audiovisual Nós do Morro”. 

 

 

 

Com dois anos de aulas e experimentos fílmicos, o Grupo faz seu primeiro intercâmbio, com a vinda de jovens de Portugal, Colômbia, França e Alemanha ao Brasil para a troca de vivências e experiências com o fim de produção de um vídeo, fruto desta experiência. O intercâmbio, uma parceria entre o Projeto Chapitô, de Lisboa e o Nós do Morro, consistiu em encontros realizados no Teatro do Vidigal, nos quais tiveram participação os integrantes do Grupo que já estavam envolvidos na área do audiovisual (participando de oficinas ministradas por Vinicius e Rosane). Como resultado do processo, foi finalizado o roteiro de um curta, denominado “Mala Macaca”, que começou a ser filmado no Brasil e finalizado em Lisboa, pela equipe do Chapitô. Era a primeira vez que o Nós do Morro saia do Brasil.

 

Desde a sua fundação em 1996 até os dias de hoje, o Núcleo já produziu mais de vinte curta metragens e longas-metragens documentários e formou  profissionais que hoje fazem o cinema brasileiro.

 

 

 #NósdoMorroAno30#20anosdeCineNósdoMorro#NósdoMorroSustentável

 

 

 Links para páginas oficiais:

 

https://www.youtube.com/user/cinenosdomorro

 

https://www.facebook.com/grupo.nosdomorro/?fref=ts

 

https://www.facebook.com/integrantes.nosmorro?fref=ts

 

https://www.facebook.com/CAMPINHO-SHOW-607693089282390/

 

Links de nossos parceiros:

 

http://ppc.petrobras.com.br/

 

http://riseup.care/

 

http://www.sbcirj.org.br/sobre-nos/parcerias.asp

 

 

http://www.grupoestacao.com.br/grupoestacao/salas/espaco.php