Geral

Após meses em queda, Brasil volta a criar novas vagas de empregos

No final do ano de 2019 começou a se espalhar o vírus covid-19 por todas as regiões do globo terrestre e a atingir diversos setores como saúde e economia. O número de pessoas infectadas pelo vírus começou a crescer de forma exponencial e o número de mortes também. Por ser um vírus de rápida transmissão e por atingir violentamente o sistema respiratório o número de vítimas desse vírus vem sendo algo bem preocupante em todo o mundo.

Medidas para conter a transmissão do vírus e desafogar a ocupação das UTI’s foram iniciadas em vários locais do mundo. O isolamento social foi uma das principais medidas e por um determinado tempo o fechamento do comercio. Com esse fechamento muitos empreendedores começaram a enfrentar dificuldades e prejuízos enormes pois não estavam vendendo e isso fez com que a economia sofresse uma queda. Essa queda só fez com que se intensificasse o desemprego que fez com que o Brasil permanecesse a ser um dos países com maior taxa der desemprego.

Achar uma vaga de emprego estava cada vez mais difícil, e não só pela falta de capacitação de alguns profissionais, mas também por falta de vaga e condições das empresas contratarem, fazendo com que seja um grande desafio encontrar um emprego, seja para um profissional experiente quanto para um novo. Porém, felizmente essa situação vem mudando e o Brasil passou a oferecer novas oportunidades e vagas de emprego para os cidadãos, sejam eles adultos ou jovens.

As pessoas que mais encontram dificuldade em arrumar um emprego são os jovens. A um bom tempo os adolescentes começaram a ingressar no mercado de trabalho cada vez mais cedo, e isso se dar devido a necessidade de ajudar a família a manter a casa e ao desejo de conquistar sua independência financeira cada vez mais cedo e poder comprar o que deseja, sem depender dos pais ou responsáveis. Diante disso muitas empresas começaram a oferecer vagas especificas para esse publico com benefícios exclusivos e inúmeras possibilidades, chamado de Programa Jovem Aprendiz.

O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho para auxiliar na economia brasileira. Devido a isso em todos os estados do país existem empresas que separam uma certa porcentagem de cargos exclusivos para contratar essas pessoas que não possuem experiência profissional e assim conseguem se inserir no mercado.

De acordo com o portal Jovem Aprendiz os benefícios oferecidos pelo programa são:

  • Contrato de trabalho especial, com anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Salário variando de 1/2 a 1 salário-mínimo federal
  • Auxílio alimentação
  • Auxílio transporte
  • Pagamento do décimo terceiro
  • Contribuição do FGTS
  • Férias após 1 ano de contrato, junto com sua instituição de ensino.

E vários jovens espalhados pelo Brasil podem contar com esses benefícios e o programa que é oferecido por vários estados, como é o caso do Jovem Aprendiz São Paulo 2022.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *