Aposentadoria para pessoas de baixa renda: Entenda melhor
A aposentadoria é um dos benefícios mais importantes do brasileiro, pois é o único que garante uma renda básica e conforto na melhor idade. Mas como funciona este recurso para quem possui baixa renda? Confira as informações abaixo e entenda melhor:

Existem alguns programas sociais voltados para o público de baixa renda e um dele promove a assistência em relação a aposentadoria.
Como mencionado anteriormente, o benefício da aposentadoria é um dos mais importantes pois garante segurança e condições mínimas para a vida dos idosos de baixa renda. Quem possui baixa renda tem acesso a um programa denominado Benefício de Prestação Continuada, ou, BPC.
E o que é o BPC?
O Benefício de Prestação Continuada é um dos programas de assistência para a baixa renda e garante o benefício de um salário mínimo mensal para quem tem direito ao recurso.
O salário mínimo é a remuneração média prevista pelo Governo para os trabalhadores brasileiros que atuam através da CLT. Em 2020, o salário mínimo era de R$1.045 e por isso, os beneficiários recebiam essa quantia mensalmente.

Vale mencionar que esse programa beneficia não somente o público idoso de baixa renda, como também a pessoa com deficiência, independente de sua idade.
Quais os requisitos para receber a aposentadoria pelo BPC?
Quem tem interesse em se aposentar através dessa proposta precisa estar atento aos requisitos para participar do programa. São eles:
- Não receber nenhum outro tipo de benefício de aposentadoria:
- Ter renda familiar equivalente a ¼ do salário mínimo por pessoa, podendo ser considerável números próximos em situações especiais como é o caso de condição de miserabilidade.
- Avaliação por parte de um assistente do Centro de Referência da Assistência Social, o CRAS;
- Ter realizado cadastro no Cadúnico, tanto o idoso quanto a família;
- Apresentar o estudo social.
Quais os documentos necessários?
Quem está de acordo com os requisitos mencionados deve estar atento a quais documentos levar para o INSS na hora de realizar o cadastro. São eles:

- Certidão de nascimento ou casamento;
- Documento de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou qualquer documento considerado possível para a identificação do individuo;
- Cadastro de Pessoa Física;
- Comprovante de residência;
- E o estudo social.
Depois de dar entrada no seu benefício, é necessário aguardara avaliação do pedido. Depois da liberação, o aposentado precisa estar atento ao calendário de recebimento da aposentadoria pelo Benefício de Prestação Continuada, que é realizado de acordo com a data de aniversário.