Geral

Aposentadoria para pessoas de baixa renda: Entenda melhor

A aposentadoria é um dos benefícios mais importantes do brasileiro, pois é o único que garante uma renda básica e conforto na melhor idade. Mas como funciona este recurso para quem possui baixa renda? Confira as informações abaixo e entenda melhor:

Existem alguns programas sociais voltados para o público de baixa renda e um dele promove a assistência em relação a aposentadoria.

Como mencionado anteriormente, o benefício da aposentadoria é um dos mais importantes pois garante segurança e condições mínimas para a vida dos idosos de baixa renda. Quem possui baixa renda tem acesso a um programa denominado Benefício de Prestação Continuada, ou, BPC.

E o que é o BPC?

O Benefício de Prestação Continuada é um dos programas de assistência para a baixa renda e garante o benefício de um salário mínimo mensal para quem tem direito ao recurso.

O salário mínimo é a remuneração média prevista pelo Governo para os trabalhadores brasileiros que atuam através da CLT. Em 2020, o salário mínimo era de R$1.045 e por isso, os beneficiários recebiam essa quantia mensalmente.

Vale mencionar que esse programa beneficia não somente o público idoso de baixa renda, como também a pessoa com deficiência, independente de sua idade.

Quais os requisitos para receber a aposentadoria pelo BPC?

Quem tem interesse em se aposentar através dessa proposta precisa estar atento aos requisitos para participar do programa. São eles:

  • Não receber nenhum outro tipo de benefício de aposentadoria:
  • Ter renda familiar equivalente a ¼ do salário mínimo por pessoa, podendo ser considerável números próximos em situações especiais como é o caso de condição de miserabilidade.
  • Avaliação por parte de um assistente do Centro de Referência da Assistência Social, o CRAS;
  • Ter realizado cadastro no Cadúnico, tanto o idoso quanto a família;
  • Apresentar o estudo social.

Quais os documentos necessários?

Quem está de acordo com os requisitos mencionados deve estar atento a quais documentos levar para o INSS na hora de realizar o cadastro. São eles:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Documento de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou qualquer documento considerado possível para a identificação do individuo;
  • Cadastro de Pessoa Física;
  • Comprovante de residência;
  • E o estudo social.

Depois de dar entrada no seu benefício, é necessário aguardara avaliação do pedido. Depois da liberação, o aposentado precisa estar atento ao calendário de recebimento da aposentadoria pelo Benefício de Prestação Continuada, que é realizado de acordo com a data de aniversário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *