Geral

Engenharia Civil: 5 curiosidades sobre o curso e a profissão

O curso de engenharia civil a muito tempo garante seu local de destaque em inúmeras universidades e faculdades espalhadas pelo Brasil. É um dos cursos mais concorridos e o sonho de profissão de muitos jovens estudantes que se preparam anos para conquistar uma vaga em uma universidade pública.
O profissional da área projeta, gerencia e executa obras importantes como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Os engenheiros acompanham todas as etapas do projeto e analisa todas as condições que podem interferir no resultado final da obra, como é o caso do solo, insolação, ventilação e fundação. Eles também são responsáveis por chefiar as equipes de trabalho supervisionando prazos, custos e a qualidade do que está sendo feito.

Fica como responsabilidade desses profissionais assegurar a segurança da construção, como por exemplo garantir a estabilidade através de cálculos que analisam os efeitos dos ventos e das mudanças na temperatura.

Para os interessados no curso é possível ingressar um curso bacharelado ou um curso tecnológico com duração de três a quatro anos. A grade curricular do curso tecnológico é bastante semelhante ao do bacharelado, mas não tem conteúdo tão aprofundado fazendo com que tenha uma diferença final no valor do salário onde os engenheiros com bacharelado ganharão valores mais altos por conta da responsabilidade e demandas que recebem em maior número.

Para quem deseja ingressar nesse curso é possível conseguir uma vaga nas universidades publicas através do SISU e nas faculdades particulares com o FIES ou ProUni. O FIES é um projeto onde possibilita o financiamento estudantil para que mais jovens consigam ingressar no ensino superior e se profissionalizar para o mercado. Para quem já é aluno através do FIES é importante ficar atento aos prazos e as informações para o próximo ano, como por exemplo o boleto do FIES em 2022.

Fonte: fies2022.inf.br

Área de atuação dos engenheiros civis

  • Construção urbana;
  • Estruturas e fundações;
  • Gerencia de recursos prediais;
  • Hidráulicas e recursos hídricos;
  • Infraestrutura e transporte;
  • Saneamento;
  • Cálculo estrutural;
  • Elétrica básica;

Curiosidades sobre a profissão

  • Até o século XVIII não havia uma diferença entre as profissões de Engenheiro Civil e a de Arquiteto, eram expressões diferentes para se referir ao mesmo profissional.
  • As áreas de atuação de um engenheiro civil podem ir de construção de edifícios e paredões no mar, até a construção de montanhas-russas. Além disso, podem atuar tanto no setor público como no privado.
  • o tobogã foi criado por um engenheiro civil e não funciona se o fluxo de água não estiver correto
  • O engenheiro Gustave Eiffel foi responsável pelo projeto e construção da famosa Torre Eiffel e no Brasil existe algumas construções projetadas pelo engenheiro francês como o Farol de Salinópolis, Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes e o Reservatório de São Brás, em Belém.
  • O canada tem a meta de se tornar a cidade mais sustentável do mundo e devido a isso a forma como estão sendo realizadas as suas construções e projetos urbanos devem ser analisados pelos engenheiros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *