Geral

Entenda a importância da educação na mobilidade social

Sabemos que a educação é um direito fundamental de todo o ser humano. Além de colaborar com o desenvolvimento do indivíduo, ela também é determinante para o crescimento do país. Com uma boa educação, conseguimos nos tornar cidadãos mais completos, engajados, questionadores, proativos e capazes de promover mudanças importantes no lugar em que vivemos. 

A evolução econômica, social e cultural acontece quando há conhecimento e acesso a informações, que é de extrema importância para que todos passem a compreender melhor o mundo, além dos problemas, desafios e, principalmente, o papel de cada pessoa na sociedade. 

Inúmeras pesquisas já comprovaram que o estudo tem influência direta na ascensão profissional, ou seja, ela consegue ser um dos aspectos mais importantes na questão da mobilidade social. 

O nível de escolaridade da população reflete diretamente em fatores como pesquisa científica e inovação que, consequentemente, garantem mais empregos, indústrias e processos mais eficientes.

Com empregos de qualidade e maiores salários, os indivíduos passam a consumir mais e investir, reduzindo assim, a dependência em relação a políticas públicas assistenciais, como programas feito o Bolsa Família. 

Pensando nisto, a educação é uma peça-chave para o crescimento de todo o ser humano em todas as áreas da vida. Através dela, é possível alcançar melhores condições de vida, construir um patrimônio e realizar sonhos. 

É importante lembrar que, a educação não está apenas ligada a um diploma. Para conquistar níveis altos e boas oportunidades no mercado de trabalho, é essencial que o profissional tenha competências comportamentais como a capacidade de se comunicar, conviver em equipe e ter opinião formada. 

Por isso, além dos cursos de graduação e de pós-graduação, é de suma importância se manter integrado à realidade global. Neste caso, a internet pode ser uma grande aliada, assim como também os cursos do SENAC em 2021.

Mas afinal, o que é mobilidade social?

De forma simples e clara, a mobilidade social é um campo de estudo da Sociologia usado par compreender a formação dos mais diferentes grupos, dentro de uma mesma cultura. 

Ela é a responsável por avaliar as possibilidades de aumento ou de rebaixamento dos integrantes de cada um desses grupos. Além disso, também reforça a possibilidade de um indivíduo prosperar e atingir uma classe social mais elevada na pirâmide. 

De modo geral, existem dois tipos de mobilidade social: a horizontal e a vertical. Na primeira, há uma mudança de posição dentro do grupo, que é provocada por fatores gerenciais ou profissionais, mas que acaba não sendo o suficiente para uma mudança de classe social.

Na segunda, há uma alteração de classe social que pode ter sido efeito da mudança de uma classe baixa para outra superior, por exemplo. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *