Geral

Entenda como você pode se tornar um beneficiário do INSS

Os beneficiários do INSS podem ter acesso a alguns benefícios fundamentais para ter um planejamento de vida, como a aposentadoria e se você quer se tornar um contribuinte e ter acesso a estes direitos, existem algumas coisas que você precisa saber!

O INSS é responsável por alguns dos benefícios mais importantes para o trabalhador brasileiro e existem algumas fomas de acessá-lo e você vai entender a seguir quais são elas, e qual opção você pode solicitar de acordo com a sua situação.

Contribuinte Comum

Essa é a categoria mais popular do INSS, pois não precisa de inscrição direta. Torna-se um contribuinte comum, o trabalhador que passa a atuar através da CLT, e assim, tem acesso aos benefícios proporcionados pelo instituto tais como o auxílio-doença, auxilio-maternidade, pensão por morte e a aposentadoria.

Nestes casos, existem particularidades sobre cada benefício que incluem tempo e percentual de contribuição que interferem em quando e quanto você receberá ao se aposentar.

Contribuinte Individual

A categoria de trabalhadores que independem da CLT tem se tonado cada vez mais popular no mercado de trabalho e por isso, o INSS pensou em uma categoria especialmente voltada para esse público. Estamos falando do contribuinte individual, que mesmo sem ter a carteira de trabalho assinada pode ser beneficiado pelo INSS.

Para tanto, é necessário verificar a tabela de contribuição INSS em 2021 e passar a pagar a taxa mensalmente, garantindo alguns direitos como o salário-maternidade, a aposentadoria e a pensão por morte.

Contribuinte MEI

O MEI representa os Microempreendedores Individuais, que são trabalhadores autônomos oficializados peante o Governo, sendo contribuintes de impostos como o DAS e logo, tendo direito a alguns benefícios proporcionados pelo instituto.

Para isso, o trabalhador autônomo deve se oficializar como MEI e será através do portal oficial desse trabalhador, que ele poderá pagar um valor único que inclui todos os impostos, inclusive o percentual do INSS.

Segurado Especial

O segurado especial diz respeito a trabalhadores rurais, como o agricultor, o meeiro e o pescador artesanal que exercem suas funções em prol da economia familiar e sem contratação de empregados permanentes. Tanto estes como seus respectivos conjugues são assegurados pelo benefício.

Os recursos ficam disponíveis mediante uma contribuição calculada a partir de uma alíquota fixa sobre o valor apurado por esses trabalhadores com sua produção. Os próprios devem buscar o instituto para registrar-se de acordo com suas atuações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *