Geral

Haverá auxílio emergencial mesmo após redução de casos de COVID-19?

Todos os anos o calendário Bolsa Família é divulgado para que todos os beneficiários fiquem informados sobre as datas de pagamento e sobre demais informações necessários sobre o programa. Esses calendários estão disponíveis no próprio site da Bolsa Família quanto espalhados nas casas lotéricas, como é o caso do calendário Bolsa Família 2022 que irá disponibilizar as datas de pagamento do Bolsa Família em 2022.

O que é o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda direta que é totalmente direcionado as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza que colocam milhões de pessoas espalhadas pelo país em situações de vulnerabilidade. O programa atende mais e treze milhões de famílias espalhadas pelo Brasil e busca garantir que essas pessoas tenham o direito a alimentação, acesso a educação e saúde.

Por meio do Ministério da Cidadania esse programa possui os recursos assegurados pela União e tem como agente operador a Caixa Econômica Federal que atende todos os beneficiários na agência bancária mais próxima das suas residências e prestam total auxílio a qualquer dúvida ou dificuldade que venham a ter.

Como principais objetivos do programa estão:

  • O combate a fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional;
  • O combate a pobreza e outras formas de privação das famílias de baixa renda;
  • Promover o acesso dos beneficiários aos serviços públicos essenciais, saúde, educação, segurança alimentar e assistência social.

E por meio deste benefício é que o Auxílio Emergencial vem tomando os beneficiários como base para pagamento deste auxílio para a população.

Beneficiários do programa

As pessoas tidas como alvo principal do benefício são famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, com renda de R$89,00 até R$178,00. As famílias em situação de pobreza participam do pagamento do benefício se tiverem em sua composição gestantes e crianças ou adolescentes até os dezessete anos.

Para se inscrever para participar do programa é de extrema importância que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com todos os seus dados atualizados e corretos.

Assim, o Auxílio Emergencial também poderá ser pago a todos os beneficiários.

Com o passar do tempo novas regras do Bolsa Família vem surgindo e devem ser cumpridas para que os benefícios não sejam cortados de nenhuma família. Os principais requisitos estipulados para a continuação do pagamento são:

  • Inclusão da família, pela prefeitura, no Cadastro Único dos Programas Sociais do ​Governo Federal;
  • No caso de existência de gestantes, o comparecimento às consultas de pré-natal, conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS);
  • Manter em dia o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos;
  • Acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 a 44 anos;
  • Garantir frequência mínima de 85% na escola, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos​.

O que tudo indica, é que o Auxílio continuará a ser pago até o ano de 2022 e mudará de nome se tornando outro benefício no futuro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *