Lançar um Projeto Social: Veja como funciona e os primeiros passos
Os projetos sociais são muito importantes e garantem assistência para as mais variadas causas. Quem deseja lança um projeto como este, precisa saber como funciona o passo a passo para a criação.

O que é um projeto social?
O projeto social é uma proposta que visa o desenvolvimento social e não possui fins lucrativos. Esta atividade pode ser lançada com os mais variados intuitos, mas sempre sem fins econômicos e buscando solucionar ou, ao menos, minimizar problemáticas da sociedade.

Os objetivos dessa proposta podem ser voltados para uma comunidade ou para um determinado grupo de pessoas e apesar de ser promovida por Organizações, não depende diretamente nem do Governo e nem do seto privado.
Essas Organizações são fundamentais para o desenvolvimento social e ajudam a preencher as lacunas que o Governo não consegue preenche.
Como montar um projeto social?
Como você pôde conferir os projetos sociais são muito importantes para a sociedade e por isso, quem quer lançar uma proposta como esta, precisa estar atento a todo o processo, a fim de que a inciativa seja funcional.
Para você que quer contribuir com a sua comunidade dessa forma, preparamos um passo a passo importante. Confira a seguir:

Passo 1: Pesquisa
Antes mesmo de criar o seu projeto social, é necessário pesquisar bastante, afinal, você precisa saber como é a receptividade para a sua causa e quais as necessidades mais latentes da sua comunidade.
A pesquisa é fundamental para que você pensar em como resolver as demandas da sua cidade ou até mesmo, do seu bairro.
Passo 2: Direcionamento
Depois de estudar a região com a qual o seu projeto estará lidando, é hora de identificar a sua missão enquanto projeto.
Durante o processo de direcionamento, é interessante verificar inciativas semelhantes à sua e buscar um diferencial para o seu projeto social.
Passo 3: Planejamento
Depois de definir o seu direcionamento, é necessário fazer um planejamento detalhado para saber quais as demandas o projeto social vai atender e de que forma vai atuar.
O seu planejamento deve estar voltado para a apresentação do projeto, o resumo do projeto, a contextualização, a justificativa, os objetivos, o público-alvo, a metologia, os parceiros, o cronograma e o orçamento.
Passo 4: Recursos
A capitação de recursos é fundamental para o seu projeto e pode ser realizada através de arrecadações, doações, parcerias e patrocínio.
Depois disso, é só focar na divulgação do seu projeto através dos canais possíveis, como telefone, internet, eventos, cartazes, entre outros.