Geral

O que esperar da educação do Rio de Janeiro pós pandemia?

Devido a pandemia, que fez com que milhões de brasileiros ficassem em casa, a educação passou por um processo de mudanças importantes e quem mora em regiões como o Rio de Janeiro, deve estar se perguntando o que esperar no período pós pandemia.

Não é novidade que a pandemia do coronavírus tenha ocasionado em muitas mudanças, das mais simples às mais complexas. E para o setor educacional, essa realidade não foi diferente!

O Rio de Janeiro enfrentou índices muito altos de morte pela nova doença e logo, precisou elaborar soluções para que o processo educacional não fosse interrompido e para que a vida dos estudantes não fosse colocada em risco.

O Governo investiu para que ferramentas já existentes passassem a ser popularizadas, como aconteceu com a matrícula escolar do RJ 2021que permite aos pais e responsáveis garantir a matricula dos estudantes sem precisar sair de casa.

Na verdade, a medida já podia ser utilizado pelos estudantes da rede pública do Rio de Janeiro, mas muitos pais preferiam realizar o processo da matrícula de forma presencial nas instituições, o que ocasionava em um congestionamento inviável para o período pós-pandêmico.

Por isso, as matrículas do ano devem ser realizadas no site do Matrícula Fácil 2021a fim de preservar a vida dos responsáveis e da própria equipe pedagógica.

Além das medidas de reforço das ferramentas existentes, novos planos passaram a ser estudados para que o período pós pandemia não contribuísse para que o índice de morte aumentasse. As aulas remotas foram a solução mais viável para o momento, ainda que evidenciasse a desigualdade social entre os estudantes.

As instituições de ensino passaram a buscar a melhor plataforma para oferecer o conteúdo aos estudantes e algumas universidades chegaram a oferecer suporte financeiro para que estudantes de baixa e média renda pudessem ter acesso a aparelhos tecnológicos como tablet, notebook e computador.

Até mesmo quem iria participar de avaliações ou provas de vestibular tradicional, precisou se adaptar a ideia de exames online, como foi o caso de algumas faculdades do Rio de Janeiro que suspenderam o processo seletivo e o adaptaram para ser realizado a distância.

E estes são somente alguns dos desafios que a educação estará enfrentando. Quem mora no Rio de Janeiro e utiliza o sistema educacional para filhos e afins deve estar atento às previsões divulgadas pelo Governo, pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *