Geral

O que motivou o aumento de negros nas universidades brasileiras?

A pouquíssimo tempo atrás a presença de negros nas universidades brasileiras era muito baixa, o ensino superior era algo extremamente elitista e nem um pouco democrático. Apenas jovens brancos e ricos frequentavam as universidades pois eram os únicos que tinham a condição para isso.

Com o passar dos anos e a ajuda de políticas públicas a universidade passou a se tornar um pouco mais democrática e diminuir a desigualdade que era tão presente e forte na educação publica superior.

Hoje negros e pobres frequentam grandes universidades e mostram seu potencial se destacando em diversas áreas de estudo e se tornando profissionais excelentes graças a quebra dos preconceitos e as possibilidades que começaram a surgir.

Alguns dos principais motivos que possibilitaram a entrada de negros nas universidades foram os programas lançados pelo governo federal, como é o caso do FIES e do PROUNI que dão a oportunidade que muito mais jovens ingressem no ensino superior.

O SISU, Sistema de Seleção Unificada é a porta de entrada dos brasileiros para as principais universidades do país.

Esse sistema funciona fazendo uso da nota do Enem onde os alunos que obtiverem maiores notas conquistam as vagas.

Embora seja algo considerado justo os participantes não possuem as mesmas condições, já que alguns se dedicam três anos para estudar para a prova passando pelas melhores escolas e cursinhos sem se preocupar com nada enquanto outros se dividem no estudo e trabalho tendo que tomar conta da casa e as vezes enfrentar um ensino que não é de qualidade, devido a isso surgiu o FIES e o PROUNI.

O que é o FIES?

O FIES é um programa do Governo Federal que oferece o financiamento de cursos de graduação em instituições particulares de ensino que são bem avaliadas pelo MEC.

O FIES possibilita que milhares de alunos todos os anos ingressem em universidades particulares e consigam se qualificar para o mercado de trabalho. O programa em alguns casos ainda oferece juros zero, parcelas que se encaixam ao bolso dos candidatos se guiando pela renda familiar e ainda o pagamento pode ser feito apenas ao final da graduação.

O que é o PROUNI?

O PROUNI é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior particulares. Esse programa é voltado para os estudantes de baixa renda que não tenham cursado ainda o ensino superior e que desejam tentar concorrer a uma vaga. Bolsas de estudos do PROUNI em 2022 são o objetivo de muitos estudantes que graças a esse programa possuem a possibilidade de entrarem na tão sonhada graduação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *