Geral

Principais programas sociais em comunidades carentes no Brasil

Programas sociais atualmente são as principais ações que transformam positivamente a realidade das comunidades carentes no Brasil. Muitos desses programas funcionam com uma gestão não governamental e se tornam parte fundamental do funcionamento da sociedade.

Esses programas oferecem a população uma assistência que eles não conseguem acessar tanto de maneira pública quanto privada.

Assim esses programas sociais são capazes de possibilitar inúmeras oportunidades as comunidades que sentem dificuldades em algumas coisas e precisam de um suporte para garantir direitos, até mesmo os essenciais.

Para entender um pouco melhor sobre a importância dos programas sociais nas comunidades e todas as vantagens que eles trazem trouxemos algumas informações fundamentais para isso.

O que são projetos/programas sociais?

Os projetos sociais são trabalhos desenvolvidos sem fins lucrativos que tem como objetivo o desenvolvimento social, econômico e cultural de uma comunidade ou grupo de indivíduos.  

Esses programas sociais contam com voluntários que estão dispostos a trabalharem sem custo com o desejo de oferecer uma melhor qualidade de vida para uma parte da população que vive em situação carente.

Esses programas sociais trabalham com o auxílio de algumas pessoas ou empresas que fornecem material de apoio e suprimentos para o repasse a população. Sem essa ajuda muitos desses programas não conseguem se manter funcionando e o prejuízo é grande para a sociedade.

Principais projetos sociais em comunidades carentes no Brasil

No Brasil os projetos sociais abrangem um grupo bem diverso da população, projetos esses que promovem serviços básicos que são bem desfalcados na comunidade.

Educação básica, capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho, esporte e cultura são alguns dos principais serviços oferecidos as comunidades carentes afim de trazer um bem comum para todos.

Para ter o início desses programas é necessário entender a comunidade e como ela funciona para assim definir qual o objetivo a ser alcançado.

Alguns dos programas mais famosos que ajudam as comunidades carentes hoje no Brasil são:

Instituto Bola Pra Frente

Esse instituto usa o esporte como ferramenta para ajudar os jovens com aulas de futebol, vôlei e entre outras coisas como música, inglês e entre outros serviços.

Esse programa hoje atende cerca de 450 jovens com idade de 6 a 17 anos e é de extrema importância na vida deles que constroem sua rotina um turno na escola e o outro desempenhando alguma atividade proposta pelo projeto.

Instituto Neymar Jr.

É uma associação que atende as famílias carentes da Praia Grande (São Paulo) promovendo prática esportiva, serviços médicos, bibliotecas e atividades culturais para o desenvolvimento dos jovens.

Ter o diálogo com a população e entender do que mais precisam e como pode ser feito da melhor maneira é o principal foco desses projetos sociais que são capazes de transformar consideravelmente a vida de milhares de pessoas espalhadas por todo o país.

Muitos são os casos de jovens que foram afastados do mundo do crime devido ao esporte praticado na comunidade ou a uma capacitação que recebeu e fez com que conseguisse arranjar um emprego digno para ajudar a família transformando assim sua vida e a de outras pessoas ao seu redor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *